Pesquisar

Ajuda

O que significa? Cadastro e participação nos leilões Após o Leilão/ Negociações

O que significa?

 

- Leilão Oficial

Venda pública de bens usados ou novos a quem oferecer o maior lance, conduzido por leiloeiro oficial matriculado na Junta Comercial do Estado.

- Leilão Oficial On-line e Presencial

Leilão em que os participantes “on-line” disputam simultaneamente e em igualdade de condições com o público presencial, podendo acompanhar o leilão em tempo real no navegador de internet de sua preferência.

- Lance

Valor público ofertado pelo interessado em determinado lote.

- Lance Condicional

Se no final da disputa de um lote o valor alcançado não atingir o valor mínimo exigido pela empresa vendedora, o leiloeiro poderá aceitar o lance condicionalmente à aprovação da empresa vendedora, ampliando as chances de arrematação e beneficiando todos os envolvidos.

- Lance inicial

Valor para início da disputa do lote, não se confundindo com o valor mínimo para venda.

- Incremento mínimo

Menor valor possível a ser acrescentado ao lance atual para que um novo lance seja aceito. Exemplo: Lance atual R$1.000,00 com incremento de R$100,00, o novo lance obrigatoriamente deve ser igual ou superior a R$1.100,00.

- Valor mínimo de venda

Valor a ser alcançado para a efetiva venda do lote, que é diferente do valor inicial de disputa e que, geralmente, não é divulgado aos participantes.

- Comitente

Proprietário dos bens que são colocados em leilão. A Deseulance e os leiloeiros oficiais não são vendedores, mas mero mandatários responsáveis apenas pelo procedimento de leilão.

- Arrematante

Cliente que comprou (arrematou) um lote em um leilão oficial público.

- Visitação

Etapa em que é permitido aos interessados inspecionar pessoalmente os lotes que serão leiloados, verificando seu estado de conservação e demais características.

- Sessão de Encerramento

Quando o leiloeiro homologa o resultado de cada lote, a partir da data e hora informadas no site, considerando todos os lances recebidos desde a publicação do leilão até o fim do prazo (timer).

- Contrato de Adesão ao Site

Regras gerais a serem observadas pelos clientes cadastrados no site da Deseulance para utilizar o aplicativo de leilão

- Condições de Venda / Edital

Regras válidas especificamente para um leilão, que devem ser aceitas expressamente por todos os participantes, contendo informações importantes, tais como valores e prazos de pagamento e retirada, etc.


Cadastro e participação nos leilões

 

- Quem pode participar?

Pessoas físicas com capacidade para contratar, nos termos da legislação brasileira em vigor e pessoas jurídicas, através de seus representantes legais.

- Como se cadastrar?

É só clicar no link “login | cadastre-se” na parte superior do site e seguir as instruções.

- Devo pagar alguma taxa para me cadastrar na Deseulance?

O cadastramento e o uso do site são totalmente gratuitos. O usuário só deverá pagar valores quando efetuar uma arrematação.

- No site consta que já tenho cadastro. O que fazer?

Entre em contato com nossa equipe (11) 5575-9555. Verificaremos se já existe um cadastro prévio e tomaremos as medidas necessárias para regularização.

- Meu cadastro está bloqueado, o que acontece?

Quando o usuário não utiliza o site por algum tempo, por medida de segurança o cadastro é bloqueado. Além disso, todo cadastro de novo cliente ou alteração nos dados cadastrais de um cliente já existente estão sujeitos à conferência por parte de nossa equipe. Desta forma, o cadastro também é bloqueado até que a verificação seja efetuada.

- Quais documentos devo apresentar para me cadastrar?

Os documentos que podem ser exigidos são: RG, CPF e comprovante de endereço do usuário, além de contrato social e comprovação de poderes para representação, no caso de pessoa jurídica. Outros documentos, como licenças, atestados, etc podem ser exigidos para participação em leilões específicos.

- Como recupero minha senha?

Na página de login, clique no link “Esqueceu seu nome de usuário ou senha?” ou entre em contato conosco.

- Esqueci meus dados de cadastro. O que devo fazer?

Se souber o e-mail com o qual foi realizado o cadastro, utilize o link “Esqueceu seu nome de usuário ou senha?” e tenha acesso a todos os seus dados. Caso contrário, entre em contato conosco.

- Como efetuo meu login?

É só clicar no link “login | cadastre-se” na parte superior do site e digitar seu login e senha.

- Como altero meus dados de cadastro?

Acesse sua conta com seu login e senha e altere as informações necessárias. Lembramos que seu cadastro será bloqueado até que seja feita a verificação dos dados alterados pela nossa equipe.

- Como mudo meu login?

Até o presente momento, o login não pode ser alterado. Todavia, nenhum usuário consegue ver o seu login além de você mesmo, pois em nossos leilões, usamos o sistema de máscara de login, no qual aparece para os demais participantes apenas a informação: usuário “onlineXXX” ou “localXXX”.

- Como faço para não receber mais mensagens da Deseulance?

Em seu painel de cliente, clique em preferência e desabilite a opção de receber mensagens.

- Como cancelo meu cadastro na Deseulance?

Entre em contato conosco que desativaremos sua conta.


Antes do leilão

 

- Onde devo comparecer para participar e quais documentos devo apresentar?

Além da opção de participação via internet, os interessados podem participar presencialmente (na modalidade de leilão online e presencial) durante a sessão de encerramento do leilão no local previamente informado e deve apresentar documento de identificação, comprovação de poderes para representação e contrato social (no caso de pessoa jurídica).

- De quem são os materiais leiloados?

Os bens leiloados são de propriedade das empresas informadas no site, as quais contrataram a Deseulance para venderem seus ativos em desuso.

- Como e quando posso visitar os lotes de meu interesse (preciso agendar)?

As datas e locais de visitação estão informados em cada leilão, bem como se há a necessidade de agendamento. Verifique as informações na página do leilão de seu interesse.

- Quanto pagarei se arrematar um lote?

Os valores podem variar de leilão para leilão. Por favor, verifique o que deve ser pago nas condições de venda do leilão de seu interesse.

- Como pesquiso bens de meu interesse?

Acesse nosso site e utilize a ferramenta de busca, digitando qualquer palavra ou faça sua seleção através do menu de categorias, que possibilita ainda a filtragem por localidade e por bens que entrarão em leilão ou que não foram vendidos e estão disponíveis para propostas.


Durante o leilão

 

- O leilão começa ou termina na data e hora estipuladas no site?

O leilão começa quando é publicado na internet e os lotes já estão abertos para recebimento de lances. Na data e hora estipuladas no site é realizada a sessão de encerramento do leilão, no qual os participantes presencias também poderão dar lances e o leiloeiro oficial apregoará os lotes “um-a-um”.

- Como me habilito para um leilão?

A habilitação consiste em ler e aceitar de modo eletrônico as condições de venda aplicáveis para o evento. Isso é feito através da confirmação de leitura deste documento, clicando no link enviado para seu e-mail.

- Como acompanho o leilão?

Qualquer pessoa pode acompanhar o leilão sem necessidade de identificação, seja através da página do evento ou durante a sessão de encerramento do leilão, através do auditório virtual. Todavia, somente clientes logados e habilitados podem dar lances.

- Como posso dar lances (on-line ou presencial)?

Presencialmente, compareça ao local designado e previamente informado para dar lances “a viva voz” diante do leiloeiro oficial. Pela internet, após cadastrar-se e habilitar-se para o leilão de seu interesse, utilize o auditório virtual (painel de lances), selecione o lote, digite o valor desejado e confirme sua oferta.

- Como funciona o lance programado? Posso alterar o valor?

Você pode programar seu lance até um valor máximo desejado, deixando para o próprio sistema aumentá-lo, somente se houver ofertas de outros clientes, garantindo sua arrematação pelo menor custo até o limite que você estipulou e que não é de conhecimento dos outros participantes. A programação pode ser alterada ou cancelada a qualquer momento, a partir do valor atual, permanecendo válidos os lances recebidos ou cobertos até o cancelamento.

- Posso cancelar meu lance antes do encerramento do lote?

Caso tenha a necessidade de cancelamento justificado de seu lance (somente antes da sessão de encerramento do leilão), entre em contato imediatamente com nossa equipe e, se for possível, efetuaremos o cancelamento. Todavia, após o início da sessão de encerramento, os lances são irretratáveis.

- O que são os valores que aparecem em cada lote?

Os valores que aparecem na tela são inicialmente apenas valores referenciais para início do pregão, também chamado de “valores iniciais”. Ao receber o primeiro lance o valor que aparecerá será o “lance atual” e ao seu lado com menor destaque o “incremento mínimo” (menor valor possível a ser acrescentado ao lance atual para que um novo lance seja aceito). Lembrando que os valores mínimos para venda não são divulgados, sendo de conhecimento exclusivo do leiloeiro e da empresa vendedora.

- Serei informado se meu lance foi coberto por outro participante?

Por mera liberalidade e somente antes do início da sessão de encerramento, enviamos mensagens avisando da superação de sua proposta. Todavia, não garantimos que estes avisos sejam entregues em prazo hábil para refazer seu lance e não nos responsabilizamos por qualquer problema ou erro técnico que impeçam sua leitura. Desta forma, aconselhamos o acompanhamento online da sessão de encerramento do leilão, pois é a única forma de verificar em tempo real se outro interessado cobriu sua oferta, garantindo tempo suficiente para dar um novo lance.

- Serei informado se sou o vencedor do lote?

Sim, caso seja o ganhador do lote, você será notificado e receberá instruções completas para pagamento.

- Disputei um lote com diversos internautas e meu lance foi o melhor. O tempo já acabou e aparece apenas a mensagem "dou-lhe-uma...". Sou o vencedor do lote?

- Ainda não. Sua proposta é a melhor na internet por enquanto, mas é necessário esperar pela definição dos participantes no local do leilão ou homologação do leiloeiro. Caso não haja interessados no local e sua proposta for maior que o preço mínimo, o seu lance será o vencedor. Caso alguém no local do leilão cubra sua proposta, será aberto um novo prazo de 3 minutos para você refazer o seu lance, se assim desejar. Se neste prazo, você ou outro internauta não der um novo lance, o participante local será o vencedor. Por outro lado, caso você ou outro internauta dê um novo lance, inicia-se novamente o mesmo processo.

- O lote que estava disputando sumiu da listagem. Como vou saber quem ganhou?

Sempre aparecerão primeiro os lotes mais perto do encerramento, exceto quando utilizado a opção favoritos. Quando um lote é homologado ele é retirado dos primeiros resultados e vai para seu local original na listagem, ordenado pelo número do lote. Para localizar qualquer lote do leilão, utilize a navegação pelas páginas.

- O lote foi encerrado e meu lance foi o maior. Sou o vencedor?

Sim, se o leiloeiro homologou seu lote como vendido. Caso tenha sido homologado como condicional, é necessário aguardar a análise da empresa vendedora nos termos das condições de venda do leilão.

- Posso desistir do meu lance ou proposta?

Não. Através do lance ou proposta, o comprador assume o pagamento do lote arrematado (promessa de compra). No caso de desistência, o ofertante será responsabilizado pela não-concretização do negócio e sujeito às penalidades cabíveis, conforme as condições de venda do leilão.

- Como é a sistemática do leilão?

Todas as informações do leilão são publicadas no sítio www.deseulance.com e é agendado a data da sessão de encerramento. A partir desse momento os interessados (previamente cadastrados) podem formular seus lances. Quando o evento presencial de encerramento (se houver) presidido pelo leiloeiro oficial é iniciado, o público presencial também pode formular suas ofertas, que são lançadas no sistema, podendo essas serem cobertas pelos internautas e vice-versa, respeitando as seguintes regras:

1) Os lotes são disputados simultaneamente na internet e no local do leilão e só poderão ser vendidos, quando ficarem sem nenhum novo lance pelo prazo de 3 minutos.

2) Qualquer novo lance dado nos últimos 3 minutos do prazo, fará com que este seja estendido novamente para 3 minutos, ficando em disputa enquanto houver interessados.

3) O melhor lance será declarado vencedor se estiver acima do preço mínimo exigido pela empresa vendedora. Em caso negativo, poderá ser vendido condicionalmente, para posterior análise.

4) Um lance é válido somente quando for aceito pelo sistema na internet ou pelo leiloeiro oficial, devendo ser igual ou maior do que o valor atual do lote acrescido do incremento vigente.


Pós-leilão / negociações

 

- Posso ofertar propostas após o encerramento do leilão?

Sim. A maioria dos leilões aceita propostas para os lotes não-vendidos ou condicionais no prazo de até 30 dias contados da sessão de encerramento. Importante salientar que no caso de propostas em lotes que estão em condicional para outro cliente, a preferência será sempre do detentor do lance condicional e a proposta somente será analisada após a desistência deste.

- Como sei se minha proposta efetuada no site foi recebida?

Ao enviar sua proposta, automaticamente será encaminhada uma mensagem para seu endereço de e-mail com cópia da proposta efetuada e as condições de venda do leilão.

- Como funciona a análise de propostas pós-leilão feitas em lotes não-vendidos e lotes condicionais?

Ao recebermos uma oferta abaixo do valor mínimo de venda (que não é divulgado para o público) enviamos esse lance condicional ou proposta pós-leilão para a análise da empresa vendedora, pois não temos autorização para vender nada abaixo do preço exigido. Se a empresa aceitar esse valor inferior, comunicamos o interessado para que efetue o pagamento. Em caso negativo, na grande maioria das vezes, ainda é possível uma negociação.

- Qual o prazo para resposta de condicionais e propostas?

Informamos nossos clientes assim que recebemos uma posição. Todavia, não há um prazo específico para resposta de condicionais e propostas, pois a análise depende exclusivamente da empresa vendedora e cada uma delas tem um procedimento interno próprio, mas a grande maioria respeita os prazos de validade da oferta estabelecidas nas condições de venda do leilão.

 - Se meu lance condicional não for aceito, posso refazer minha proposta em um valor maior?

Sim. A grande maioria das empresas vendedoras aceita nova proposta em um lance recusado. Lembramos ainda que o detentor do lance condicional tem preferência na negociação do lote sobre qualquer outra proposta recebida pós-leilão, pois privilegiamos os clientes que participaram do evento.


Financeiro

 

- Qual o prazo para pagamento do lote?

Os lotes devem ser pagos até o dia útil seguinte, sob pena de cancelamento da venda, exceto quando disposto de forma diferente nas condições de venda do leilão.

- Quais as formas de pagamento do lote?

Exclusivamente mediante PIX ou depósito nas contas correntes da Deseulance, exceto quando disposto de forma diferente nas condições de venda do leilão.

- Por que preciso encaminhar o comprovante de pagamento do lote?

Por questões de segurança não trabalhamos com boletos e, portanto, a identificação do depositante não é automática. Como realizamos diversos leilões simultaneamente com grande quantidade de compradores, precisamos verificar inúmeros pagamentos efetuados e por isso solicitamos o envio do comprovante acompanhado dos dados do cliente e leilão a que se refere. Além disso, devido à fiscalização, precisamos manter arquivado todos os comprovantes de pagamento de lotes vendidos em leilão.

- Paguei o lote. E agora?

Após o pagamento, não deixe de encaminhar o comprovante devidamente identificado com seu login e o leilão que você participou, bem como confirmar os dados para faturamento. Após a verificação do pagamento, sua nota de venda em leilão (documento do leiloeiro) será emitida a partir de 10 dias úteis. De posse da nota de venda, é necessário agendar a retirada do material diretamente com a empresa vendedora.

- O que acontece se não pagar ou desistir do lote?

Serão aplicadas as penalidades previstas nas condições de venda do leilão, incluindo a cobrança de multa, comissão e encargos, além do bloqueio de sua conta.

- Posso desistir parcialmente de lotes arrematados?

Não. Para desistência é necessário o pagamento da multa, comissão e encargos previstos nas condições de venda do leilão. Em nenhuma hipótese serão liberados lotes parcialmente, ou seja, sem o pagamento do valor de arrematação ou da desistência de cada um dos lotes arrematados, podendo ainda o valor parcial já pago ser descontado do valor de multa devido.

- Após o pagamento, qual o prazo para liberação da Nota de venda?

O prazo normal para liberação de notas de venda é a partir de 10 dias úteis, exceto se disposto de forma diferente nas condições de venda do leilão.

- Porque a Deseulance vincula a liberação de um lote já pago de um mesmo leilão ao pagamento integral de todos os lotes arrematados?

A participação de um cliente em determinado leilão é analisada e considerada como um todo, ou seja, não são aceitas quitações parciais, desistências parciais (sem o pagamento de multa) ou retiradas parciais de lotes.


Faturamento e retirada

 

- Quais documentos serão emitidos para comprovar minha arrematação?

A nota de venda do leiloeiro (sem valor fiscal) é o documento que comprova o pagamento do lote e autoriza a retirada junto à empresa vendedora.

- Quando e como obtenho minha nota de venda?

O prazo normal para liberação da nota de venda em leilão é a partir de 10 dias úteis após o pagamento e pode ser impressa pela internet, mediante acesso à sua conta.

- Preciso confirmar os dados para faturamento do lote? Em que prazo?

Sim, via e-mail ou telefone e no prazo de 1 dia útil, se houver qualquer alteração em relação aos seus dados cadastrados no sistema. Em caso de não confirmação, o lote será faturado automaticamente com os dados que dispomos e não serão aceitas alterações.

- Os dados de faturamento podem ser em nome de terceiro?

Sim, desde que obrigatoriamente informados em até 1 dia útil e desde que não esteja proibido nas condições de venda do leilão. Obs: mudança nesta política poderá ser implementada a qualquer tempo.

- Quem emitirá a nota fiscal do material?

A empresa vendedora proprietária do material é a única responsável pela emissão de documento fiscal, que deverá obrigatoriamente ser disponibilizada ao arrematante e acompanhar o lote no momento da retirada.

- Quando e como retiro o bem arrematado?

Todas as providências para retirada são de responsabilidade do comprador, que deverá agendar diretamente a retirada com a empresa vendedora, nos prazos especificados nas condições de venda do leilão.

- Posso autorizar terceiros ou empresas de transporte a retirar meu lote?

Sim, desde que o terceiro esteja de posse da nota de venda do leiloeiro (que comprova o pagamento e autoriza a retirada), tenha efetuado o devido agendamento e atendido todos os termos e condições exigidos para a retirada estabelecidos pela empresa vendedora.

- A Deseulance envia os produtos arrematados ou indica alguma transportadora?

Nossa atuação é tão somente na gestão do leilão e estamos impedidos legalmente de atuar em outros processos estranhos ao nosso objetivo social, incluindo logística e transporte. Recomendamos que cada cliente utilize a transportadora de sua confiança e não realizamos indicações.